Gueixa Zumbi Headline Animator

domingo, 4 de outubro de 2009

Seção não assista isso!!!


Yo soy é um filme espanhol de 2003 que fala sobre uma garota de alguma cidade genérica, que não tem nome, da Espanha e que trabalha como caixa de um super mercado, tem um namorado cafajeste que usa o dinheiro dela para tunar o carro, o pai dela esta prestes a perder a casa e a mãe dela sofre com isso também, mas eu acho que o que mais os incomoda e o fato deles não terem nome, um dia Juani se enche dessa vida e resolve se mudar pra Madrid, que não é as mil maravilhas mas pelo menos é uma cidade que tem nome e tenta a vida como atriz junto com uma amiga, aí a estrela de Verónica Echegui se faz presente, o que me deixou um pouco confuso. Ela é uma ótima atriz que fez papel de uma pessoa sem talento ou simplesmente é sem talento mesmo?
Bigas Lunas, o autor da façanha, mostrou grande habilidade em fazer cinema deixando até Owe Boll com inveja ao fazer com tanta naturalidade o que o outro se esforça tanto pra fazer. O enredo é sofrível digno pedirem o dinheiro de volta na barraquinha, para se ter ideia nem cenas se "sexo e nudez" salvaram o filme, a narrativa e muito raza e monótona demais para representar a juventude até do convento das carmelitas.
O espectador tem que ficar muito atento pois as principais informações do filme são enviadas através de torpedos SMS que piscam em espanhól na tela, o que faz com que tudo fique mais confuso. Ainda mais por que há momentos que os personagens tomam atitudes que não fazem o menor sentido para quem não leu as tais mensagens.
Outra coisa que senti no filme foi a ausência de drogas e violência, pois o que seria um retrato de juventude subversiva sem tais aparatos? Principalmente no momento em que Juani e sua amiga estão em Madrid tentando a vida como atrizes e passam por varios testes de atuação que geram em quem assiste um quadro crônico de vergonha alheia e principalmente na reação das pessoas do ramo ao se deparar com elas. Ninguém se aproveita nem as destrata como se o mundo cruel se resumisse a um simples não no meio da cara. E assim se arrastou a trama por quase duas horas até que quando surgiu um gancho para se desenrolar um drama interessante os créditos aparecem.
Esta obra mudou meus conceitos a respeito de filmes espanhois, que não haviam me decepcionado até então, mas como sabemos que não da pra se generalizar a respeito de nada somente, espero que isto me sirva de lição.

NOTA:2 O segundo pior filme que eu vi em toda a minha vida!

Um comentário:

Azeitona disse...

Qual foi o primeiro?

Gueixa Zumbi Headline Animator