Gueixa Zumbi Headline Animator

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ciência

A fauna que se esconde de nós


Vermes gigantes, monstros abissais, povos subterrâneos. Sabia que isso também é alvo de pesquisas cientificas? Este ramo da ciência se chama criptozoologia que segue a premissa de que todo o boato tem um fundo de verdade devido as incertezas da origem humana e também de que vários animais ainda não foram descobertos por que vivem em locais de difícil acesso ainda desconhecidos pelo homem.
Lendas e boatos dão pistas a respeito de criaturas que supostamente tenham existido há tempos remotos ou que foram extintas nos primórdios da civilização antes que houvessem sido catalogadas de maneira formal como é o caso do Mapinguari que os cientistas acreditam ser o megatério, uma espécie de preguiça gigante que viveu no continente americano até aproximadamente 10 mil anos atrás, que em termos de povo nem é tanto tempo assim se levarmos em conta que nesta mesma época no oriente médio e no Egito haviam cidades bem organizadas e com registros escritos.Outros casos que também podem ser relacionados a memoria ancestral humana são os yetis e Pés Grandes por se tratar da mesma figura de um ser humanóide de corpo grande e peludo e possuir lendas em três continentes distintos pode se tratar de uma mesma criatura que existiu de verdade. Ou ainda podemos citar casos de animais deformados ou super crescidos que podem fazer com que surjam historias que aumentem de tamanho com o tempo.
Fosseis sempre foram encontrados por pessoas aqui ou ali, mas a possibilidade de utiliza-los como um canal para descobrir mais a respeito de como era a vida pré-histórica só se deu após ao implemento de métodos científicos. A civilização que acreditava que o mundo era plano com um sol girando ao redor, nunca seria capaz de acreditar que aquele esqueleto de lagarto gigante ou aquele crânio com uma cavidade redonda no meio de onde seria a testa se tratariam de animais extintos e não de monstros. Ao assimilar tais evidências com o que já estavam habituados a ver, criaram lendas como dragões, grifos, gigantes, etc...
As foças marinhas são um bom exemplo de onde procurar bizarrices naturais, pois la habitam criaturas que nunca viram a luz do sol e que se adaptaram a um ambiente altamente hostil. Assim tomaram formas que fazem com que resistam as baixas temperaturas e à alta pressão de quilómetros de profundidade.Seus corpos adquiriram formas delgadas, bocas grandes com dentes salientes e uma dieta quase que exclusivamente carnívora pela ausência de formas de vida vegetal.
Os métodos de captura dessas obras da natureza são bem rudimentares como amarrar uma armadilha à uma corda e a um peso e deixa la afundar até a profundidade desejada para que capture o que entrar nela. Este processo já trouxe a luz de nosso conhecimento várias especies como crustáceos de mais de 20 Kg serpentes marinhas, peixes fluorescentes, mas a cada criatura que sobe à tona trazem mais duvidas ainda já que nem tudo pode ser visto como em profundidades menores e assim a imaginação continua sendo um limite curto em relação ao que a natureza anda nos trazendo ultimamente.


Link:
http://choli.sites.uol.com.br/cripto.htm
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2218/homindeos-elusivos
http://mundogump.com.br/peixes-bizarros-de-altas-profundidades/
http://grandeabobora.com/a-zoologia-dos-animais-inexistentes.html
http://maywinchester.wordpress.com/2009/05/11/verme-da-mongolia/

Nenhum comentário:

Gueixa Zumbi Headline Animator