Gueixa Zumbi Headline Animator

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Uma teoria a respeito de Cordel


Este e um dos mais fascinantes aspectos da cultura brasileira e influenciou sensivelmente todo o modo de se escrever e falar no país. Se afirmarmos isso pra algum desavisado teremos respostas negativas falando que só no nordeste que o cordel tem força, mas não é bem assim, pois se alguma pessoa familiarizada com nossa cultura tentar escrever algum poema uma musica ou meramente umas rimas inevitavelmente se assemelhará mesmo que vagamente ao cordel.
Pode até ser que eu esteja exagerando mas notei isso ao ouvir uma musica do Richie ( cantor inglês radicado no brasil que fez sucesso nos anos 80) e percebi que suas construções fonéticas eram bem inusitadas formando melodias muito diferentes do usual e o mesmo ocorre com com músicas portuguesas.
Creio que isso ocorra devido a influencia nordestina da musica brasileira como um todo, e que dentro de um contexto geral define um padrão estrutural inconsciente ou então que seja a forma poética que melhor se encaixe com o nosso modo de falar no dia a dia e nos dá esse tempero especial que só quem é daqui consegue.

Nenhum comentário:

Gueixa Zumbi Headline Animator